20 de setembro de 2018 - quinta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Política
Política
11/09/2018 | 06h00
Caiado ressalta formação profissional
Senador aventou buscar parceria para oferecer cursos, principalmente para atender as pessoas de baixa renda

Lucas de Godoi* 

No debate desta segunda-feira com os candidatos ao governo de Goiás, realizado na sede da OAB-GO, o senador Ronaldo Caiado (DEM) declarou que pretende ampliar a oferta de cursos para a população carente do Estado. Ele também indicou planos na área de transportes e defendeu melhorias no processo de assistência jurídica gratuita.

Caiado assegurou que vai ampliar a oferta de cursos profissionalizantes para a população mais carente, especialmente os jovens em situação de risco que acabam se envolvendo com o narcotráfico por falta de opção de qualificação e emprego.

"A profissionalização é uma alternativa e buscarei fortemente o sistema 'S' para dar uma qualificação a essas pessoas, principalmente, as pessoas de baixa renda que fazem parte de um grupo de risco, onde nós vemos a presença do narcotráfico sequestrando nossos jovens. Então, esta é uma área que temos que ter um apoio em tempo integral para que essas crianças tenham uma nova perspectiva", mencionou o senador.

Transportes

Outro ponto apresentado pelo candidato foi promover mudanças na gestão dos transportes públicos de Goiás, como estruturar parceria com os prefeitos das cidades da Região Metropolitana e definir os rumos do sistema no Entorno do Distrito Federal. “Indiscutivelmente, procurarei os prefeitos em relação a região metropolitana de Goiânia para que possamos fazer algo como avançar no VLT, buscando alternativas de transporte”, disse no evento multimídia promovido pela Rádio Bandeirantes, Diário de Goiás, OAB, Rádio Bons Ventos e TV Goiânia.

Sobre os acordos, insistiu que o Estado busque os municípios e a União para melhorar o sistema de transporte coletivo das cidades próximas à Brasília. "Investem apenas em transporte de ônibus. E não é buscada outra alternativa. O estado sozinho não tem como arcar com essa responsabilidade. Isto é uma ação tripartite. Ou seja, a União, o estado e o município”, registrou. Segundo Ronaldo Caiado, “o Entorno de Brasília é o colapso completo porque é a única região, no país, que vive sob quatro legislações. Governo federal, governo estadual, governo do Distrito Federal e municípios”. 

O candidato realçou seus planos ao citar projetos que defende no Senado Federal, como a transferência de responsabilidades da pauta para o Governo Federal. “Eu já propus o projeto da nacionalização, ou seja, para transferir para a União a responsabilidade do transporte (do Entorno)", mencionou. O senador também afirmou que vai buscar a adaptação de um projeto de linha férrea que ligue Luziânia a Brasília para transformá-lo numa alternativa de transporte de passageiros do Entorno.

Agropecuária

Ronaldo Caiado também fez questão de exaltar a importância da agropecuária para economia goiana e o triste quadro dos assentamentos que teve a oportunidade de visitar sem a mínima estrutura de sobrevivência e de trabalho de quem vive ali.

"É importante que a gente mostre que Goiás é uma referência mundial. Um estado importador como o Brasil, de leite, de carne, importador de arroz, de feijão, Goiás passou a ser uma referência com tecnologia, altíssima produtividade. Sou um médico, sou um homem que respeita a ciência e cada vez mais estimula a pesquisa. Nós temos a responsabilidade de alimentar milhões e milhões de pessoas e essa realmente é a importância que o Brasil tem no cenário mundial e Goiás sabe disso. Mas o que é triste é aquilo que eu publiquei ontem, você visita os assentamentos, a maioria em Goiás, tem 12 anos e não tem energia elétrica", citou. 

Atuação no Congresso

Ainda no debate, o senador enumerou parte das importantes contribuições que pôde dar ao goiano e a todos os brasileiros no seu período como deputado e senador da República. “Dignifiquei Goiás, consolidando, por exemplo, os incentivos ficais que tive que enfrentar sozinho no plenário do Senado contra toda estrutura de São Paulo e Rio de Janeiro; mostrando nossa capacidade para enfrentar todo o cartel para tomar a ferrovia Norte-Sul do estado de Goiás; renegociar as dívidas de todos os agricultores brasileiros e dar ao setor rural a melhor condição de disputar o cenário mundial. Também contribuímos com o desenvolvimento na área de tecnologia buscando tudo aquilo que é necessário para implantar o que tem de mais moderno. Na área da saúde, lutamos para trazer os royalties do pré-sal, - 25% que ficariam apenas com os estado limítrofes do pré-sal. Isto é uma luta de Ronaldo Caiado”, afirmou ao lembrar de emenda de sua autoria ainda como deputado federal para garantir 25% dos royalties do petróleo para educação e saúde. (*Especial para O Hoje)

 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)