19 de setembro de 2018 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Política
Nacionalização
10/09/2018 | 15h50
Caiado fala em transferir gestão do transporte do Entorno
O senador também afirmou que vai buscar a adaptação de um projeto de linha férrea que ligue Luziânia a Brasília para transformá-lo numa alternativa de transporte de passageiros do Entorno

Candidato disse que vai discutir parcerias com prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia

Da Redação

Em novo debate realizado nesta segunda-feira (10/09) com os candidatos ao governo de Goiás, o senador Ronaldo Caiado (Democratas) declarou que o grande desafio a ser enfrentado será a mudança da forma de governar Goiás. Para ele, as eleições deste ano não vão trocar apenas o nome do governador, mas a maneira de se fazer política no Estado. Ele defendeu mudanças no sistema de transporte público goiano.

O governadoriável citou dois grandes desafios em um primeiro momento: tratar da região metropolitana e a capital e o Entorno de Brasília. "Investem apenas em transporte de ônibus. E não é buscada outra alternativa. O estado sozinho não tem como arcar com essa responsabilidade. Isto é uma ação tripartite. Ou seja, a União, o estado e o município. Indiscutivelmente, procurarei os prefeitos em relação a região metropolitana de Goiânia para que possamos fazer algo como avançar no VLT, buscando alternativas de transporte. O Entorno de Brasília é o colapso completo porque é a única região, no país, que vive sob quatro legislações. Governo federal, governo estadual, governo do Distrito Federal e municípios. Eu já propus o projeto da nacionalização, ou seja, para transferir para a União a responsabilidade do transporte (do Entorno)", mencionou. O senador também afirmou que vai buscar a adaptação de um projeto de linha férrea que ligue Luziânia a Brasília para transformá-lo numa alternativa de transporte de passageiros do Entorno.   

Profissionalização

Outra proposta exposta pelo parlamentar refere-se a oferta de cursos profissionalizantes para os jovens, principalmente, os de famílias mais carentes. "A profissionalização é uma alternativa e buscarei fortemente o sistema 'S' para dar uma qualificação a essas pessoas, principalmente, as pessoas de baixa renda que fazem parte de um grupo de risco, onde nós vemos a presença do narcotráfico sequestrando nossos jovens. Então, esta é uma área que temos que ter um apoio em tempo integral para que essas crianças tenham uma nova perspectiva". 

Ronaldo Caiado também fez questão de exaltar a importância da agropecuária para economia goiana e o triste quadro dos assentamentos que teve a oportunidade de visitar sem a mínima estrutura de sobrevivência e de trabalho de quem vive ali. 

"É importante que a gente mostre que Goiás é uma referência mundial. Um estado importador como o Brasil, de leite, de carne, importador de arroz, de feijão, Goiás passou a ser uma referência com tecnologia, altíssima produtividade. Sou um médico, sou um homem que respeita a ciência e cada vez mais estimula a pesquisa. Nós temos a responsabilidade de alimentar milhões e milhões de pessoas e essa realmente é a importância que o Brasil tem no cenário mundial e Goiás sabe disso. Mas o que é triste é aquilo que eu publiquei ontem, você visita os assentamentos, a maioria em Goiás, tem 12 anos e não tem energia elétrica", citou. 

 
Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)