09 de dezembro de 2018 - domingo

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Política
Goiás
25/08/2018 | 15h45
Pesquisa aponta 2º turno entre Caiado e Zé Eliton
Levantamento do Instituto Directa/O Hoje confirma a polarização entre Ronaldo Caiado e Zé Eliton

LUCAS DE GODOI*

A mais nova rodada da pesquisa Directa/O Hojeconfirma que haverá segundo turno na eleição para governador em Goiás. O levantamento estimulado, realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, dá ao senador Ronaldo Caiado (DEM) 34,6% das intenções de voto. O governador José Eliton (PSDB) permanece na segunda posição com 25,4% e o deputado federal Daniel Vilela, na terceira colocação, tem 10,6%. 

Para que Caiado conseguisse vencer no 1º turno, ele precisaria ter a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja: mais do que a soma dos votos dos seus adversários, que hoje chega a 42,9% - quase dez pontos percentuais a mais do que o senador. Outro dado da pesquisa que contribui para consolidar o 2º turno é a curva descendente de Caiado. Na Directa anterior, do dia 19 de julho, Caiado havia registrado 35,5% das intenções de voto. 

Ainda que a oscilação esteja dentro da margem de erro, que é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, ela é negativa. Completam o quadro da atual pesquisa a professora Kátia Maria (PT), com 4,8%; Alda Lúcia (PCO), com 0,9%; Weslei Garcia (PSOL), com 0,7% e Marcelo Lira (PCB), com 0,5%. Votos nulos representam 10,1%. Não souberam ou não quiseram responder 12,4%. Em tempo: Alda desistiu de participar da eleição há três dias em função de problemas pessoais. Foi substituída por Alessandro Aquino. 

O Directa também analisou a intenção de voto espontânea, que é aquela em que o entrevistado é provocado a decidir sem o auxílio da cartela com o nome dos candidatos. Neste cenário, a proximidade entre Caiado e Eliton é ainda maior: 12,1% a 8,7%. Daniel recebeu 3,2% das menções e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que na verdade é candidato ao Senado, foi citado por 1,5%. Outros nomes representam 0,9%. Nulos somam 9,7%. Não souberam responder 63,9%. 

REJEIÇÃO

O instituto Directa também constatou que Caiado e Daniel são os dois candidatos a governador com os maiores índices de rejeição. Não admitem a possibilidade de votar no deputado do MDB 13,7% dos 1.004 eleitores ouvidos. Disseram o mesmo a respeito de Caiado 13,2%. A rejeição da petista Kátia Maria é de 12,5% e a de José Eliton é de 9,8%. Rejeitam Alda Lúcia 5,7%. Os índices de Marcelo Lira e Weslei Garcia são 5,4% e 4,3% respectivamente.

17,4% dos entrevistados não rejeitam nenhum destes nomes. Rejeitam todos 7,6%. Não souberam ou não quiseram responder 10,4%. 

Metodologia A pesquisa Directa foi contratada pelo jornal O Hoje com apoio da rádio Jovem Pam e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo 02027/2018. (*Especial para O Hoje)

 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)