Terça-feira, 18 de junho de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Mulheres

Corpo de Bombeiro tem pela primeira vez uma mulher comandante

Postado em: 17-08-2018 as 08h20
"Assumir o comando do 2º Batalhão representa a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar"

Da Redação

A major Helaine Vieira dos Santos vai se tornar a primeira mulher a comandar um batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Ela assume, às 9h30, na próxima terça-feira (21) o comando do 2º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia, até então exercido pelo major Ézio Antônio de Barros. 

A solenidade, presidida pelo Comandante Geral do CBMGO, Coronel Márcio André de Morais, será realizada no auditório da Superintendência de Polícia Técnico-Científica que fica na Avenida Atílio Correia Lima, nº 1.223, Cidade Jardim (ao lado do IML).

O quartel tem em sua área de atuação bairros importantes da capital como Campinas e Setor Rodoviário e toda região Noroeste. Estarão diretamente sob seu comando cerca de 100 bombeiros militares. “Assumir o comando do 2º Batalhão representa também a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar, em especial as pioneiras", revela a major Helaine dos Santos, referindo-se às colegas que ingressaram no primeiro curso de formação de soldados, em 2000, e no primeiro curso de oficiais mulheres, em 2002.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em segurança pública e direitos humanos, a major Helaine ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar, em 2001, como soldado. Em 2002, foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais, no primeiro concurso que admitiu a presença feminina. Formou-se aspirante em 2004 e coordenou no ano seguinte a formação dos novos soldados. 

Com passagens como diretora Financeira na Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social da Corporação, e subcomandante da Companhia Bombeiro Militar de Trindade, em 2012, ela aceitou o desafio de inaugurar e comandar o quartel do CBMGO em Aruanã. Desde 2013, ela exerce a função de chefe da sétima seção do Estado Maior Geral, sendo também a primeira mulher a ocupar a função.

Segundo o comandante-geral do CBMGO, Coronel Morais, a escolha para comandar o 2º BBM não poderia ser mais acertada. “A major Helaine sempre foi muito dedicada à corporação. É altamente capacitada e tenho certeza que fará um ótimo trabalho”, disse. Com a chegada da major ao comando do 2º BBM, o CBMGO passa a contar com duas mulheres a frente de unidades operacionais. Desde 2012, a major Selma Eurípedes Alves comanda a Companhia Independente Bombeiro Militar de São Luís de Montes Belos. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja buscar