23 de maio de 2019 - quinta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Cultura
18-04-2019 | 06h00
Jesus Cristo: ‘uma paixão universal’
Musical, neste domingo, conta com cenas da vida de Jesus, mostrando seu principal ensinamento, o amor

GUILHERME MELO* 

Já é tradição as Igrejas Católicas Romanas realizarem uma encenação da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa – sendo, geralmente, um teatro representado pelos próprios membros da Igreja contando o nascimento, a trajetória, os milagres, a morte e a ressureição de Jesus Cristo. Mudando completamente esse roteiro anual, o espetáculo Cristo – Musical da Paixão estreia em única apresentação, neste Domingo de Páscoa (21), às 18h30, no estacionamento do Passeio das Águas Shopping. A peça reúne cerca de 70 atores e cantores irão encenar momentos específicos da vida de Jesus, que será interpretado pelo ator goiano Kleber Alves. A apresentação conta, também, com a participação especial do ator e cantor Tiago Abravanel: na pele do rei Herodes, o artista apresenta um pocket show após o espetáculo. 

Cristo – Musical da Paixão conta com o roteiro de Ana Paula Paredes e direção de Victor Hugo Igreja. A história gira em torno da ideia de que o mundo está em um caos, e os seres humanos estão consumidos pela ganância e ausência do ser. “Quando criamos o espetáculo, há alguns meses, pensamos em unir a tradicional história com a realidade atual. Assim, o público se identificaria mais com a história retratada”, revela Victor, responsável pela direção musical do espetáculo. 

Segundo o diretor, nesta história o personagem principal não é Jesus Cristo, e sim o ‘amor’ que ele representa. “Na história, apresentamos uma relação com a realidade, em que as pessoas seguem buscando algo que as complete, como o poder, o dinheiro, a exposição de uma falsa felicidade em mídias sociais. Mas percebem que nada, além do amor, pode dar sentido às suas vidas”, explica o responsável. O objetivo de Cristo – Musical da Paixão é apresentar a história de um homem que mudou o curso do mundo pelo poder do mais puro e singelo amor. 

Victor explica que a direção pensou em apresentar um Jesus, que não fosse só o salvador, mas o homem, que viveu, comeu, andou, sofreu e amou como todos os outros humanos. “Na peça, Jesus é importante, pois ele é o mensageiro da paz e do amor, mas todos os outros personagens são relevantes na história”, esclarece Victor, que também compõe o elenco no papel do Apostolo Pedro. O musical tem Ana Paula Paredes, no papel de Maria, mãe do filho de Deus; Allyne Arruda, como Maria Madalena, e Jhorge Souza interpretando Lúcifer.

“Apresentamos problemas sociais, como o empoderamento feminino com Maria Madalena, com o seu comportamento à frente de seu tempo.  O próprio Jesus Cristo era o homem que andava entre os excluídos, que era amigo dos marginalizados pela sociedade”, ressalta Victor Hugo. O musical foi pensado exatamente com essa característica do personagem central da Páscoa e do cristianismo. Para que a peça se tornasse mais atual, a direção uniu todas essas características com músicas da atualidade. “Em espetáculos como este, a música é usada como artifício para emocionar o público. Em Cristo – Musical da Paixão, a música é um dos personagens principais”, adianta. 

O diretor explica que usou a melodia de músicas conhecidas, como de Whitney Houston, Toquinho e Lenine, com letra adaptada para o espetáculo. “Unimos atores que tenham interesse em musicais para fazer essa mescla de ‘músicas hits’, com letras próprias para as cenas da peça”, revela. Esse é um diferencial que a apresentação traz ao público goiano, explica Kleber Alves, ator que interpreta Jesus Cristo. 

“Preparamos, com os três pilares da arte, a atuação, o canto e a dança, para compor esse espetáculo. Existem cenas sem nem uma fala, só com as músicas, que conseguem explicar todo o sentido do momento”, adianta Kleber. A música está enraizada no espetáculo, e uma prova disto é a participação do ator e cantor paulista Tiago Abravanel que, após a apresentação, realizará um pocket show. 

Tiago é conhecido por atuar em grandes musicais pelo Brasil, e se prepara para prestigiar Goiânia com o Rei Herodes, aquele que mandou matar todos os meninos menores de 2 anos, quando soube que o Messias nasceria na região de Belém. “É um prazer estar na cidade, levando essa mensagem de reflexão e amor”, revela o artista.  O espetáculo é realizado pelo Sistema Fecomércio – Sesc-Senac, e a entrada é um quilo de alimentos não perecíveis (podem ser trocados em  quiosque no próprio centro de compras).

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob supervisão 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO 

Espetáculo: ‘Cristo – Musical da Paixão’

Quando: Domingo (21) às 18h30 

Onde: Passeio das Águas Shopping (Av. Perimetral Norte, nº 8.303, Lot. Mansões Goianas – Goiânia)

Entrada: 1kg de alimento não perecível  

(62) 3095-8700