18 de outubro de 2018 - quinta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
EXPOSIÇÃO
08/09/2018 | 06h00
Jornalista goiano expõe coletânea fotográfica sobre Goiás em Barc
‘Festas Populares no Centro do Brasil’ leva as tradições goianas à Europa até 28 de setembro

A exposição Festas Populares no Centro-Oeste do Brasil, do jornalista e designer gráfico Vinícius Luz, está em cartaz, até o dia 28 de setembro próximo, no Centro Cultural La Bòbila, em Barcelona. A mostra, composta por 25 fotografias, retrata as principais festas populares de Goiás, levando as tradições goianas à Europa. A abertura da exposição ocorreu na última sexta-feira (7).

“O objetivo inicial era mostrar o trabalho do Vinícius Luz, aproveitando para difundir a cultura e a história de Goiás. Com o tempo, o projeto cresceu e optamos por fazer a abertura no dia 7 de setembro, um dia simbólico para o Brasil e também comemorado – através do Brazilian Day, ou “Dia do Brasil” – em diversas partes do mundo. Com isso, conseguimos produzir uma mostra de caráter emotivo e didático”, relata a curadora da exposição, Etelvina Borges Reis.

Mostra

O projeto surgiu a partir do convite da curadora com a intenção de divulgar a cultura de Goiás no exterior, através das imagens produzidas por Vinícius Luz, das quais algumas já foram expostas pelo artista em Havana (Cuba), em Lima (Peru), em Santiago (Chile) e outras mostras pelo Brasil. Segundo Etelvina, que é doutora em Artes Visuais pela Universidad de Barcelona, as festas populares goianas têm similitudes com algumas realizadas na Espanha, principalmente na Semana Santa. Para ela, o trabalho fotográfico do Vinícius Luz é bem mais que um registro dos festejos, da fé e da religiosidade. 

“É um trabalho repleto de cor, movimento e humanidade. Seus registros traduzem este mundo de cultura e religiosidade ingênua cheia de alegria e música, onde podemos escutar, através de suas imagens, o barulho dos cavalos, as crianças e as pessoas em seus ‘ternos’ ou ‘folias’ tocando e dançando. É uma festa imagética e auditiva para nossos sentidos”, defende a curadora. 

Vinícius Luz 

Jornalista e designer gráfico, atualmente Vinícius Luz trabalha na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Como fotógrafo, tem se dedicado a retratar ritos e festas populares do Centro-Oeste do Brasil, trabalho que já rendeu resultados, com a publicação do livro O Sacro e o Profano na Folia de Reis e A  Fotografia em Goiás – da História à Contemporaneidade. 

O artista conta que a escolha pelo tema surgiu a partir do interesse pessoal pela fé e a religiosidade popular. De acordo com Vinícius Luz, a exposição em Barcelona é a confirmação do interesse estrangeiro pela cultura do Brasil. “Já realizei exposições com a mesma temática, em outros países, e sempre percebo interesse pela arte e pela cultura do Brasil, normalmente associado aos clichês como futebol e carnaval”, finaliza.

SERVIÇO

Exposição ‘Festas Populares no Centro do Brasil’

Quando: de 7 a 28 de setembro

Onde: Centre Cultural La Bòbila – Barcelona/Espanha

 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)