Polícia lança estande de tiro virtual

O novo equipamento é o primeiro do seu tipo no Brasil. A inovação será apresentada na segunda-feira
José Abrão
Em 14/12/2012, 18:43

A Polícia Civil de Goiás vai lançar o primeiro estande de tiro virtual do país. O evento está marcado para as 8h30 da segunda-feira (17), na Academia de Polícia Civil, na Rua 17 do Setor Oeste com a presença de oficiais e autoridades. O novo equipamento é um projeto liderado pelos policiais civis João Carlos Gorski e Daniel Adorni.

Ambos conheceram a tecnologia em uma viagem à Alemanha. O estande vai ser usado para a capacitação de novos policiais civis. O SST (Special Shooting Training), como é conhecido, só é usado por academias de polícia da União Europeia, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

O estande simula situações reais, embora os tiros sejam feitos com laser. As imagens na tela podem ser filmagens de ambientes reais. “Não é como atirar em um vídeo game, as armas têm peso, barulho e recuo. Os lasers têm um mecanismo que permite avaliar a mira e os acertos do policial”, conta o delegado João Carlos Gorski.

O SST também traz a vantagem de ter várias possibilidades. “Para criarmos novas situações, basta gravarmos novos vídeos e cenários para o simulador”, diz Gorski, “o que nos permite criar situações de estresse e com reféns, por exemplo.” Além disso, por usar laser, o novo equipamento reduz a zero o gasto com munição e o risco de ferimentos causados por disparos acidentais.


EDIÇÃO DIGITAL


Ed. 2422 de 25/06/13





TWEETS @JORNALOHOJE


© 2012 - Jornal O Hoje - Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida desde que citada a fonte.
Home | Anuncie | Fale Conosco