Xeque-Mate


» 23/11/2012 | Índia desaparecida volta para Goiás

A índia karajá Mayara Kelly Kuabiru dos Santos, de 13 anos, chega a Goiânia no início da tarde desta sexta-feira (23) após ficar sete meses desaparecida. Ela chega acompanhada de um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A menina foi encontrada com um grupo de ciganos no último dia 14 em Igarapé (MG), cidade a 35 quilômetros de Belo Horizonte. A criança foi agredida verbalmente, psicologicamente e fisicamente e ainda apresenta escoriações pelo corpo. Depois de resgatada a vítima foi levada a um abrigo.

Ninguém foi detido pelo crime, mas a Polícia Civil de Aruanã já instaurou inquérito para investigar o caso. A vítima ainda será ouvida com o objetivo de identificar o grupo que a raptou. 

A índia foi localizada após o Conselho Tutelar de Minas Gerais ser acionado. Na Polícia Civil do estado vizinho há ocorrência de maus tratos e se constatou que Mayara era procurada por ter sido vítima do tráfico de pessoas.

A índia vai chegar ao aeroporto de Santa Genoveva e será recepcionada pela Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Social (Semira) e pela Funai. Logo em seguida ela segue de carro para Aruanã, no noroeste goiano.

Desaparecimento

A pequena índia foi raptada com 12 anos da Aldeia Buridina, em Aruanã, no dia 4 de abril deste ano. Ela foi levada por um grupo que ofereceu presentes e disse à mãe que a levaria a sorveteria. Mas os suspeitos e menina não voltaram.      

Segundo a coordenadora da Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Semira, Nelma Pontes, o caso é acompanhado desde o desaparecimento da índia. A Semira articulou a procura e a o retorno da menina com a Funai, a justiça de Igarapé e com a Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Minas Gerais. “Não sabemos ainda se ela chegou a ser revendida.”

A Semira também auxiliou no envio da documentação necessária e nos trâmites do processo para que a garota possa retornar ao estado natal. A aldeia Buridina tem aproximadamente de 200 habitantes e é situada nas proximidades da cidade turística de Aruanã.  


EDIÇÃO DIGITAL


Ed. 2422 de 25/06/13





TWEETS @JORNALOHOJE


© 2012 - Jornal O Hoje - Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida desde que citada a fonte.
Home | Anuncie | Fale Conosco