19 de novembro de 2018 - segunda-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Coluna
Xadrez
Rubens Salomão
Rubens Salomão
20/07/2018 | 06h00
Deputados estaduais articulam reação contra indicações federais

A bancada governista na Assembleia Legislativa articula intensa reação contra as indicações negociadas por deputados federais para a chapa encabeçada pelo pré-candidato ao governo, José Eliton (PSDB). O governador e Marconi Perillo têm conversado com Jovair Arantes (PTB), Magda Mofatto (PR), Thiago Peixoto (PSD) e Armando Vergílio (SD) sobre a posição de vice e até colocam em discussão a segunda vaga ao Senado, até então adiantada para Lúcia Vânia (PSB). Os estaduais, no entanto, reclamam da prerrogativa destes líderes e podem passar a exigir indicação de vaga majoritária. “Os deputados não irão também aceitar pacificamente indicação dos federais e ficar de fora. Sofremos muito mais pressão durante o governo e carregamos o piano na base. Agora, queremos ser reconhecidos”, afirma reservadamente um tucano à Xadrez. A principal reclamação é que a intenção dos federais seria o atendimento de demandas pessoais com as indicações para vice e suplências, como ocorreu quando Jovair escalou o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido.

Tempo certo

A reação ainda é restrita aos bastidores e poderá ser intensificada no período final das convenções. Entre os líderes do movimento estão: os tucanos Talles Barreto e Helio de Sousa, além de Lissauer Vieira (PSB) e Virmondes Cruvinel (PPS).

Indicados

A intenção é indicar nomes que efetivamente somem contribuam e levem votos à chapa de José Eliton. Para a vice, as opções seriam Vanderlan Cardoso (PP) e Flávia Morais (PDT), além da manutenção de Lúcia, com José Vitti (PSDB) na suplência.

CNJ convoca Moro

O ministro corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Otávio de Noronha, intimou os desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, ambos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e o juiz federal Sérgio Moro (foto) para prestar informações sobre o episódio no TRF-4, no último dia 8, envolvendo um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado da Lava Jato. O prazo para envio das informações é de 15 dias corridos, contados a partir de 1º de agosto, em virtude do recesso, que dura todo o mês de julho. No último dia 10, Noronha determinou a abertura de procedimento para apurar as condutas dos três magistrados. O Conselho recebeu oito representações contra Favreto e duas contra Moro. Os documentos pedem a apuração sobre possível infração disciplinar dos magistrados no episódio que resultou na liminar favorável a Lula, concedida por Favreto, além das posteriores manifestações de Moro e Gebran no processo, que resultaram na manutenção da prisão.

CURTAS

Energia suspeita – Os Sindicatos dos Vigilantes do Estado de Goiás (SEESVIG) e dos Vigilantes de Goiânia (SINDVIG) denunciam contrato supostamente irregular da Enel.

Categoria – A distribuidora pretende contratar uma empresa de vigilância que estaria em desacordo com convenção coletiva. Ministério Público do Trabalho foi acionado.

Cinema – O Cine Cultura recebe a partir deste sábado (21) a mostra “Centenário Ingmar Bergman”, que comemora 100 anos do nascimento do cineasta sueco.

Remanejamento

A Prefeitura de Goiânia elabora projeto para reforma da histórica Praça Tamandaré, com estudos relativos ao reordenamento do espaço, incluindo a reestruturação da Feira da Lua e ainda possível remanejamento dos lavadores de carros.

Conciliação

“Temos que fazer um trabalho da forma que o que se fizer ali não seja estragado pelos frequentadores da feira. Temos que estudar, como se fez na Praça do Sol. O nosso objetivo é fazer de Goiânia uma cidade encantadora”, afirma Iris Rezende.

Sétimo nome

Mais um partido confirmará pré-candidatura ao governo de Goiás e completará lista com sete nomes. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) apresentará no sábado (21)  o professor e sindicalista Marcelo Lira, presidente do SINTEF-GO.

Chapa definida

Os comunistas definem Magda Borges para o Senado e Bruna Venceslau na vice. “O objetivo é fazer um debate de qualidade, sobre as questões relevantes para a classe trabalhadora”, afirma a presidente do partido, Marta Jane.

Seu bolso

O número de reclamações sobre irregularidades nos cartões de débito cresceu 116% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período de 2017, segundo números do Banco Central.

Motivos

As queixas são relacionadas, principalmente, a compras não reconhecidas feitas com cartões roubados ou clonados. Casos de cobranças duplicadas também fazem parte das reclamações dos usuários, segundo levantamento do BC.

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)
Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/maislidas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 167 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/blogs.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 202 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/colunas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 208