25 de setembro de 2018 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Coluna
Xadrez
Rubens Salomão
Rubens Salomão
24/04/2018 | 06h00
Deputados deixam corte de ponto e impositivo para 2019

Não vai ser desta vez, ou neste ano, que os deputados estaduais passarão a ter os salários cortados proporcionalmente à quantidade de faltas em plenário na Assembleia Legislativa de Goiás. A definição é do presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), que passou a ter respaldo regimental para a medida com alterações internas, mas ainda viabilizou a politicamente a medida junto aos membros da atual legislatura. “O que falta é o entendimento com todos os deputados. Não gosto de mudar as regras no meio do jogo e alguns têm me cobrado isso”, afirma o tucano. “Com a regulamentação está tudo ok, mas estamos aguardando este entendimento para saber se vamos definir agora ou só depois das eleições”. De qualquer maneira, o corte de ponto passou a ser tratado de forma semelhante ao estabelecimento do orçamento impositivo, que ainda é debatido pela base aliada junto ao governador José Eliton (PSDB) e a Secretaria da Fazenda para viabilização de fatia do orçamento para emendas parlamentares a partir do exercício do próximo ano de 2019.

Carta do cárcere

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), leu ontem carta escrita pelo ex-presidente Lula endereçada aos membros do Diretório Nacional do partido, que está reunido em Curitiba. Disse que 2018 é muito importante. “Para mim, quero minha liberdade”.

Ficha suja

“Tem insinuações de que se não for candidato e se não tiver holofote será mais fácil a votação a meu favor. A Suprema Corte não tem que me absolver porque sou candidato, porque vou ficar bonzinho. Tem que votar porque sou inocente”.

MDB analisa expulsão

A direção do MDB em Goiás confirmou ontem o recebimento dos pedidos de expulsão contra prefeitos Adib Elias (MDB), Ernesto Roller (Formosa), Fausto Mariano (Turvânia), Paulo do Vale (Rio Verde) e Renato de Castro (Goianésia). Os quatro fazem parte do grupo que formalizou apoio à pré-candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM) e seguem criticando o nome próprio do partido, deputado federal Daniel Vilela, que é o presidente regional da sigla. Os procedimentos disciplinares foram formalizados feitos por membros do partido ainda não identificados e foram aprovados por unanimidade e incluem pedido para expulsão também de Cairo Batista, que preside o partido em Catalão. O único caso que será analisado pelo conselho de ética municipal será o de Renato de Castro, em Goianésia. Por ser dirigente partidário, Adib será julgado pelo conselho de ética estadual. Segundo emedebistas, o diretório de Rio Verde está vencido e, por isso, o caso de Paulo do Vale também fica para o conselho estadual.

CURTAS

Colegiado – O secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Mandato de um ano.

Qualificação – O Hospital Materno Infantil (HMI) oferece amanhã, às 15h, aula sobre aplicação de medicação sem danos ao paciente.

Contra a crise – O secretário Hwascar Fagundes (Secima) apresenta hoje detalhes sobre as ações de monitoramento realizadas na Bacia do Rio Meia Ponte.

Prioridades

Se o anúncio do “Mais Segurança”, pelo governador José Eliton (PSDB), teve tom técnico, o “Mais Saúde” foi o contrário. O evento ontem no CRER contou com presença de políticos próximos ao tucano.

Escanteio

Na mesa formada para a solenidade, estavam presentes o ex-senador Demóstenes Torres (PTB) e a deputada estadual Eliane Pinheiro (PSDB), enquanto que o secretário da Fazenda, Manoel Xavier, ficou apenas de pé, na plateia.

Crise

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) afirmou em nota ontem que nenhuma viatura da Polícia Militar teria deixado de fazer o patrulhamento por falta de combustível, como divulgado informalmente nos últimos dias.

Operacional

De acordo com a nota, “todas as operações policiais programadas foram executadas”. Em relação ao abastecimento das viaturas, a SSP informou que “houve um problema no sistema operacional que já foi regularizado”. 

Diligência

Os membros da CEI das Obras Paradas fazem hoje visita nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) dos setores Buena Vista III e Cerrado IV. Os vereadores sairão da Câmara Municipal de Goiânia às 14h.

Cultura

A Vila Cultural Cora Coralina recebe de amanhã até domingo (29) o movimento mundial Fashion Revolution, que acontece simultaneamente em mais de 80 países. Já está aberta ação extra-oficial, com tour de moda em ateliês e coletivos goianos.

 
Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)
Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/maislidas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 167 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/blogs.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 202 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/colunas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 208